BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

FUNDADORES DA ACADEMIA PARAIBANA DE LETRAS

ÁLVARO Pereira DE CARVALHO
ÁLVARO Pereira DE CARVALHO : Nasceu em 19 de fevereiro de 1885. em Mamanguape, Estado da Paraíba e faleceu em 05 de outubro de 1952, na capital do Estado; era filho de Manuel Pereira de Carvalho e d. Francisca Leopoldina de Carvalho. Casado em primeiras núpcias com D. Luiza Gonzaga dos Santoss, nascendo desse casamento sete filhos: Stélio, Glaura, Stela, Nerina, Dalva, Vilma e Clóvis.

Antônio da ROCHA BARRETO
Nasceu em Catolé do Rocha no ano de 1882 e faleceu no dia 15 de novembro de 1958, em João Pessoa. Era filho de Ferreira de Araújo Barreto, descendente de portugueses, e de D. Francisca Rocha Barreto. Fez os estudos fundamentais em Catolé do Rocha; não teve formação acadêmica. Ingressou no serviço público, como postalista, nos Correios e Telégrafos, ascendendo a oficial administrativo, aposentando-se nesta função.

CELSO Marques MARIZ
Nasceu no sítio Escadinha, município de Sousa, Estado da Paraíba, em 17 de dezembro de 1885 e faleceu em João Pessoa, a 03 de novembro de 1982. Era filho do Dr. Manuel Maria Marques Mariz e D. Adelina de Aragão Mariz; ficando órfão de pai aos três anos de idade, foi criado pelo Dr. Félix Joaquim Daltro Cavalcanti, seu padrinho e Juiz Municipal de Piancó, passando a residir em Taperoá , onde freqüentou a escola do Professor Minervino Cavalcanti, matriculando-se, depois, como ouvinte, no Seminário Diocesano da Paraíba, na capital do Estado.

DURWAL Cabral de Almeida e ALBUQUERQUE
Nasceu na capital do Estado da Paraíba, em 09 de novembro de 1908 e faleceu, também, nesta cidade, em 25 de junho de 1973. Era filho de Álvaro Frederico de Almeida Albuquerque e D. Rosa Cabral de Albuquerque. Casado, em primeiras núpcias, com D. Bernardina Mesquita, não deixou descendentes; ficando viúvo, casou-se com D. Maria de Lourdes, nascendo dessa união, seis filhos.

HORÁCIO de ALMEIDA
HORÁCIO DE ALMEIDA : Nasceu na cidade de Areia, Estado da Paraíba, em 21 de outubro de 1896 e faleceu no Rio de Janeiro, em 05 de junho de 1983;filho de Rufino Augusto de Almeida e Adelaide Jocunda de Almeida. Era casado com D. Corinta Freitas de Almeida, nascendo da união sete filhos: Átila, Armênia, Libânia, Luiz, Carlos Eduardo Ignez e Doris.

HORTÊNSIO de Souza RIBEIRO
Nasceu no dia 31 de janeiro de 1885, em Campina Grande e faleceu em 15 de novembro de 1961. Filho de José Maria de Souza Ribeiro e D. Minervina Lima Ribeiro. Fez o curso primário em Campina Grande, no Colégio São José e os preparatórios em colégios da capital do Estado e de Recife. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade do Rio de Janeiro, em 1918.

João Ribeiro da VEIGA Pessoa JÚNIOR
João Ribeiro da VEIGA Pessoa JÚNIOR : Nasceu na capital do Estado da Paraíba, em 09 de agosto de 1892 e faleceu, também, nesta capital, em 13 de fevereiro de 1975; filho de João Ribeiro da Veiga Pessoa e D.Amélia Figueiredo da Veiga Pessoa.

João Rodrigues CORIOLANO DE MEDEIROS
Nasceu no sítio Várzea das Ovelhas, município de Patos, em 30 de novembro de 1875 e faleceu em João Pessoa, no dia 25 de abril de 1974; filho do casal Aquilino Coriolano de Medeiros e D. Joana Maria da Conceição.

LUIZ PINTO
LUIZ PINTO : Nasceu na cidade de Mamanguape, Estado da Paraíba,no dia 10 de abril de 1904 e faleceu em 13 de julho de 1977; filho de José Heráclito de Menezes e D. Mariana da Silva Pinto. Passou a infância nos sítios Bacupacu, Angicos, Lagoa do Matias e Cocos. Aos 14 anos, os seus pais mudaram-se para a cidade de Bananeiras, onde iniciou os estudos.

MATHIAS da Silva FREIRE (Cônego)
Nasceu a 21 de agosto de 1882, na Praia de Ponta de Campina, município de Mamanguape, Estado da Paraíba e faleceu na capital do Estado, em 30 de março de 1947, com 65 anos de idade e 47 de sacerdócio. Era filho do casal Flávio da Silva Freire e D. Ana Leal Freire e neto do Barão de Mamanguape.
FONTE> SITE DA ACADEMIA PARAIBANA DE LETRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Marilia Jullyetth Bezerra das Chagas, natural de Apodi-RN, nascida a XXIX - XI - MXM, filha de José Maria das Chagas e de Maria Eliete Bezerra das Chagas, com dois irmãos: JOTAEMESHON WHAKYSHON e JOTA JÚNIOR. ja residi nas seguintes cidades: FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO e atual na cidade de Apodi. Minha primeira escola foi a Creche Municipal de Rodolfo Fernandes, em 1985, posteriormente estudei em Governador Dix-sept Rosado, na no CAIC de Apodi, Escola Estadual Ferreira Pinto em Apodi, na Escola Municipal Lourdes Mota. Conclui o ensino Médio na Escola Estadual Professor Antonio Dantas, em Apodi. No dia 4 de abril comecei o Ensino Superior, no Campus da Universidade Fderal do Rio Grande do Norte, no Campus Central, no curso de Ciências Econômicas. Gosto de estudar e de escrever. Amo a minha querida terra Apodi, porém, existem muitas coisas erradas em nossa cidade, e parece-me que quase ninguém toma a iniciativa de coibir tais erros. Quem perde é a população.

ACADEMIA APODIENSE DE LETRAS

ACADEMIA APODIENSE DE LETRAS

ACADEMIA DA MULHER DE MOSSORO

ACADEMIA DA MULHER DE MOSSORO

ACADEMIA DE MACAÍBA

ACADEMIA DE MACAÍBA

ACADEMIA DE CEARÁ MIRIM

ACADEMIA DE CEARÁ MIRIM

ACADEMIA DE MEDICINA

ACADEMIA DE MEDICINA